Select Page

Crescer cabe a todos, mas só de nós depende a forma como o escolhemos fazer.

Eu escolho ser activa no meu crescimento e direcionada a algo que dá significado ao tempo que tenho. Tu, o que escolhes? Durante a primeira década da minha vida a palavra de ordem foi “aprender” e o objetivo “fazer bem”. Na segunda década o foco estava mais em “conhecer” para saber como “agir melhor”. Esta última, que há pouco se concluiu, foi a malha de retalhos que consolidou em mim a mulher que sou hoje.

Viver é sempre um desafio, mas pode ser mais fácil se souberes como reger as tuas decisões.

Quando a vida se apresenta difícil temos a tendência de reagir de 1 de 2 formas: a passiva (vítima) ou a activa (lutadora). Depois de 3 décadas a tentar navegar esta coisa chamada vida, aqui te deixo 10 lições adquiridas para usares de forma activa. 10 maneiras de encarar a vida e de superar desafios, adquiridas mais na última que nas duas primeiras décadas (essas foram pura experimentação e crescimento).

Não te resignes a existir, vive!

Se a receita socialmente aceite de “como viver” não te assiste, faz como o Guedes (abre caminho). A viagem será certamente mais instável, o caminho sinuoso, mas o resultado será certamente memorável. Estudar, casar, trabalhar e reformar, são apenas um histórico da média de ação do último século. Cabe-te a ti seguir a média ou escolher diferente, escolher à tua medida!

Aprende a ouvir-te (de corpo e alma)

Sabes aquele sentimento que tens no fundo do estômago, que não consegues explicar, mas a que chamas instinto? Aprende a ouvi-lo! Ele “fala” contigo de várias maneiras e sobre diferentes aspectos da vida:

  • sobre a impressão que alguém te deixa
  • o ímpeto de dizer que sim/não numa qualquer situação
  • até a ideia de que “hoje é melhor ir por outro caminho/ ficar em casa/ etc…”

Sempre que um pensamento, não justificado, te assola a mente, ouve-o. Ouve-te a ti, ao teu copor, à tua alma, ao teu instinto. Porque nem tudo tem de fazer sentido à tua mente, para que seja a coisa certa a fazer.

Faz um Reset à vida sempre que necessário

Se Deus escreve direito por linhas tortas, nós vivemos inclinados num terreno plano… Mesmo quando as condições para o sucesso são óptimas, a vida tende a mandar-nos curvas onde nos perdemos ou tropeçamos. Nessas situações, faz um Reset. Não tens de te manter na mesma relação/emprego/casa/etc que não funcionou (ou não está a funcionar). Como costumo dizer: “Mais vale agora que daqui a 10 anos, 2 filhos e uma hipoteca”. E mesmo nessa altura, vale sempre a pena “limpar o histórico” para abrir um novo caminho a algo que te faça realmente feliz. Começa aqui!

Desintoxica-te de pessoas e relações

Se te afastas do fogo que queima, da explosão que destrói e da radiação que mata, porque continuas a dar-te com as pessoas que te desgastam? Por muito tempo, atenção e carinho que tenhas colocado numa relação, ela não vale a pena se te faz mal. Liberta-te do amigo que te despreza, do companheiro que te desrespeita, do colega que te denigre. Não é tua responsabilidade fazer os outros sentirem-se bem em troca do teu sofrimento. Afasta-te do tóxico e cresce onde há sol e terreno fértil para desabrochares!

Sê um aluno(a) da vida e aprende sobre o que te apaixona

Aprender requer perceber a lição em cada erro e experimentar novos caminhos. Querer aprender requer o entusiasmo e foco que vem quando encontras algo que te apaixona. Quando a vida te esclarece quais as tuas paixões, segue-as, aprendendo e experimentando para que nunca te arrependas do que poderia ter sido.

Sê, mais que tudo, um aluno da vida! Só assim conseguirás aproveitar ao máximo o tempo que tens através das lições que vives.

Cria a tua independência financeira, começa agora!

Vivemos num mundo que se rege por trocas de moeda, logo, se queres mudar algo, começa a angariar a moeda de troca. Mais do que uma grande casa ou um bom carro, a independência financeira dá-te a liberdade que necessitas para te focares em viver a vida. Com liberdade financeira, mais fácil se torna ter liberdade pessoal, relacional ou profissional. Precisas de ajuda para começar com o que tens? Envia mensagem para leonila@leonilah.com!

Faz o que amas mais do que o que deves

Troca o poder-dever pelo poder-prazer! Primeiro percebe e aceita que tudo o que fazes é uma escolha tua. A escolha entre lidares agindo com a situação ou agindo para as consequências de não a fazer. Segundo descobre como podes integrar aquilo que te dá prazer naquilo que aceitas como tuas responsabilidades. É mais fácil do que parece, principalmente se começares por perceber o que realmente podes-deves-queres da vida.

Descobre e manifesta a tua identidade pessoal

És mais do que o teu nome, do que aquilo que os outros pensam de ti, do que a forma como o mundo te vê. Investe em descobrir quem és, do que gostas, como funcionas, o que te faz mover. A tua identidade é uma das melhores ferramentas para  tua felicidade e realização pessoal e profissional. Com o conhecimento de quem és e de como queres viver, ganhas a confiança e determinação para seguir o teu caminho, independentemente de opiniões ou condições externas.

Reconhece e resguarda o teu valor

Todos merecemos ser felizes, todos somos dignos de amor, mas só tu poderás aceitar isso como verdadeiro para ti. Dá-te valor, reconhece esse valor e garante que não deixas que o mundo to faça esquecer. Acredita no que és capaz e mais facilmente concretizarás. Acredita que és suficiente e mais depressa os outros respeitarão o teu valor. Começa por convencer-te a ti!

Põe-te ao serviço de algo mais que tu, para uma mudança que queres ver nos outros (e no mundo)

Começamos a vida a viver pela aprovação dos pais, crescemos a viver pela aprovação da sociedade, desenvolvemo-nos a pensar como podemos ganhar da vida. Alguma vez te questionas-te o que podes dar aos outros ou ao mundo? A verdadeira felicidade vem do teu contributo para a alegria dos outros. A realização é a consequência de o fazer com propósito e valor. Como podes tu ser feliz ajudando os outros a viver melhor?

Assim, resumidamente são 3 décadas, 10 lições, um vislumbre de um caminho para uma vida com propósito!